Pesquisar este blog

11 julho 2009

SP descumpre lei sobre leitos psiquiátricos

Sancionada em 2005, a lei 12.060 previa três anos para a implantação dos leitos -o prazo de adequação se encerrou em setembro de 2008. Segundo levantamento no CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde), São Paulo tem hoje 744 hospitais gerais, mas apenas 60 oferecem leitos de psiquiatria pelo SUS. Presentes em 41 das 645 cidades do Estado, esses hospitais têm, ao todo, 692 leitos.
Fonte SITE UNIAD

Esses leitos estão destinados aos usuários de álcool e outras drogas. Atualmente há uma corrida caso algum usuário queira realizar uma desintoxicação; devido a falta de leitos existentes. Os CAPS adII a maioria não está funcionando 24 horas, caso venha a funcionar este resolverá apenas os casos leves de intoxicação. Se o usuário necessitar de tratamento de alta complexidade a rede de serviço de saúde precisa ser acionada e os hospitais deverão ceder leito. Pelo que estamos observando estamos aquém do que se é necessário.
Precisamos de pessoas lutando por esses direitos já ganhos em lei e não na prática. Inclusive que dentro dos hospitais gerais tenham profissionais capacitados para lidar com o problema.
Por outro lado o Ministério da Saúde interpõe um - Plano Emergencial de Ampliação do Acesso ao Tratamento e Prevenção em Álcool e outras Drogas (PEAD 2009-2010)
***

Nenhum comentário: