Pesquisar este blog

17 julho 2009

Intervenção Breve

Refere-se a qualquer Intervenção de tempo limitado, centrado em estratégias de aconselhamento que focam mudança do comportamento. O objetivo da Intervenção Breve não é somente a abstinência, mas também a redução do consumo para níveis seguros.

Como motivar a pessoa
A grande maioria dos usuários de álcool e drogas encontra-se extremamente ambivalente quanto à suspensão do consumo: ao mesmo tempo em que desejam parar o uso, porque lhes está causando problemas, desejam continuar usando, porque lhes causa prazer. A ambivalência é um conflito psicológico que precisa ser superado.

O papel do acolhedor é ajudar as pessoas a resolverem essa ambivalência, identificando os motivos que os levam a usar a droga e os motivos pelos quais deveriam parar. Devemos ajudá–los a pensar nos dois aspectos (bons e ruins) do uso da droga, ao mesmo tempo, como dois lados de mesma moeda e deverá fazer um balanço para auxiliá-los na decisão. Podemos ajudar a pessoa imaginar a vida com e sem drogas, sob os aspectos bons e ruins de cada alternativa e elaborar, conjuntamente, os objetivos principais do tratamento.

Nas próximas postagens os estágios que uma pessoa passa para mudar de comportamento.

Um comentário:

Anônimo disse...

I couldn't stop myself commenting to this post. I am mesmerized.From where you guys get so much information and knowledge. It's just really worth reading.