Pesquisar este blog

28 outubro 2006

Panorama dos Serviços de SM pelo Ministério da Saúde

O ministério da Saúde faz uma análise dos principais dados da área de Saúde Mental com o objetivo de torná-los como instrumentos de gestão, de modo a formar um quadro geral da rede de atenção, identificar os principais desafios e construir estratégias para garantir a acessibilidade e qualidade dos serviços da rede.

Hoje a rede conta com 882 serviços. Em 1980/1988 contávamos com apenas 6 CAPS no ano 2000 com 208 e atualmente contamos com uma rede de 882 CAPS. Notamos um boom de aparecimento desses serviços. O levantamento também nos aponta o número de residências terapêuticas existentes em 2000 era apenas de 40 em 2002 “85 residências” e em 2006 contamos com 426 residências.

Outros dados também são apontados no documento pelo Ministério da Saúde todos se referindo a Saúde Mental no Brasil. Além de dados em relação aos serviços podemos conheçer os gastos do Ministério da Saúde com os programas fazendo uma comparação com os dados antigos. Vocês poderão ter acesso completo aos dados neste link:

http://www.inverso.org.br/index.php/content/view/14386.html

Uma pesquisa da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) nos revela que a maioria do atendimento pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) boa parte das chamadas são para atender pessoas com transtornos mentais e comportamentais, sendo que mais de 60% das emergências avaliadas na pesquisa são de pacientes alcoolizados, parte deles, com agressividade.

"Tantas emergências mostram duas coisas: o trabalho de prevenção e tratamento não é conduzido da forma adequada”

Enfim, esse é um grande questionamento. Deixo o link de toda reportagem

http://www.inverso.org.br/index.php/content/view/14413.html

Nenhum comentário: