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11 dezembro 2005

Definindo acolhimento no CAPS

A vida real dos serviços de saúde tem mostrado que conforme os modelos de atenção que são adotados, nem sempre a produção do cuidado em saúde está comprometida efetivamente com a cura e a promoção da saúde. As duras experiências vividas pelos usuários e trabalhadores de saúde mostram isso cotidianamente, em nosso país.
Pensar nos modelos dos processos de trabalho em saúde, em qualquer tipo de serviço, que consigam combinar a produção de atos cuidadores de maneira eficaz com conquistas dos resultados cura, promoção e proteção, é um nó crítico fundamental a ser trabalhado pelo conjunto dos gestores e trabalhadores dos estabelecimentos de saúde De uma maneira geral, todos processos atuais de produção da saúde, em particular as que buscam novas lógicas para as relações trabalhadoras (tecnologias) e usuários (necessidades de saúde), vivem algumas tensões básicas e próprias dos atos produtivos em saúde.
Parto da idéia de que qualquer modelo de atenção à saúde faz referência, não a programas específicos, mas ao modo de como se constroem a gestão de processos políticos, organizacionais e de trabalho que estejam comprometidos com a produção dos atos de cuidar: do individual, do coletivo, do social, dos meios, das coisas e dos lugares, na promessa de construir a saúde.
Quando pensamos em um sistema que é um conjunto de partes que se interagem visando um objetivo comum, podemos citar um exemplo o organismo humano; o corpo externo acolhe as células e órgãos internos, que por sua vez é acolhido no ambiente. Assim, quando pensamos em transformar nossos processos de trabalho e cuidados devemos tomar como ponto de partida o Acolhimento do usuário no serviço de saúde.
Podemos pensar em acolhimento de diversas formas partindo de pontos simples e fundamentais chegando na escuta que é fundamental para que uma pessoa possa sentir-se acolhida. Os pontos simples que qualquer serviço de saúde possa implementar diz respeito a:
  • Implantar salas acolhedoras
  • Criação de jornais informativos
  • Implantação de oficinas com atividades corporais o qual participam funcionários e população
  • Criação de bibliotecas
  • Iniciativas locais por meio de oficinas dirigidas aos funcionários - cuidando de quem cuida
  • Retirada de vidros de recepções e balcões
  • Uso de crachás de identificação para funcionários
  • Sinalização para melhor orientação dos usuários
  • Caixa de sugestões


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