Estou lendo o livro "A Hermenêutica do Sujeito" de Michel Foucault. O ponto central do livro é o cuidado de si. Foucault aborda este objeto "o cuidado de si" a partir do ponto de vista de Platão e Sócrates. Segundo Foucault para os filósofos o cuidado de si, quer dizer: conheça a ti mesmo.
O momento em que o homem conhecer a si mesmo, ele será capaz de governar a si e o outro. Algumas perguntas são necessárias ser respondidas para conhecer a si mesmo. O que é o homem? O que é esse si mesmo? O que é o eu? Desses questionamentos podemos dizer que o cuidado de si é cuidar do homem. O homem é a alma que existe dentro de você.
Atualmente, pensamos no cuidado de si como cuidar do corpo, do belo. Óbvio que é dever do homem cuidar do seu corpo, todavia o cuidado que Foucault se refere é o cuidado da Alma. A alma é a essência que você tem dentro de seu corpo. O corpo medeia a alma na realidade. Agora a pergunta é - Como cuidar da Alma? A resposta para essa pergunta segundo o autor é aproximando-se do mais que perfeito, isto é, aproximando-se e conhecendo o criador.
Segundo o autor, temos em nós a parte do criador que é a nossa alma que é a parte de Deus em nós. Portanto, para cuidarmos de nós mesmo devemos nos aproximarmos de Deus e para tanto se faz necessárias algumas atitudes. Essas atitudes são algumas técnicas que ele indica: relaxamento, meditação entre outras.
Enfim, apenas uma parte introdutória do cuidado de si, depois continuaremos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário