Pesquisar este blog

12 dezembro 2010

Redução de danos - Harm Reduction

Um estudo de mapeamento das instituições governamentais e não-governamentais de atenção às questões relacionadas ao consumo de álcool e outras drogas no Brasil de 2006/2007. Objetivou oferecer um panorama de onde e como funcionam as instituições de atenção às questões relacionadas ao consumo de álcool e outras drogas para a sociedade brasileira. Do total de 1.642 questionários validados, 574 instituições responderam que realizam atividades de Redução de Danos.

As atividades de Redução de Danos sociais e à saúde citadas pelas 574 foram: trabalho em campo, distribuição de material informativo, aconselhamento, encaminhamento para a testagem do HIV, encaminhamento para rede social e de saúde, grupos de discussão e orientação para os usuários do serviço, troca de seringas, distribuição de equipamentos para injeção e limpeza, distribuição de preservativos femininos, distribuição de preservativos masculinos, distribuição de cachimbos e piteiras para uso do crack ou merla, distribuição de água, banho, alimentação, atividades culturais, artísticas e recreativas, outras atividades.

Algumas instituições informaram que em RD estão inseridas ações de atendimento, orientação e acompanhamento com famílias, visitas domiciliares a usuários em situação de pré-internação; atividades preventivas como imunização contra Hepatite B, Febre Amarela, Tétano e Gripe; encaminhamentos para a rede de saúde para testagem do vírus das Hepatites B e C e Sífilis. Também informaram que realizam RD por meio de atividades religiosas incluindo evangelização, trabalhos espirituais e passes.

Maiores informações - click aqui.

Nenhum comentário: