Pesquisar este blog

22 maio 2010

Revitalizando a vida

A revitalização do Centro de São Paulo preve a transformação dos quase 25 quarteirões que abrangem a “Cracolândia” (próxima à Estação da Luz). Em torno da discussão temos - O que fazer com os miseráveis que ocupam os lugares que sobram das cidades?
A urbanização provoca mudanças no valor da terra, nos indivíduos  e, sempre, quem sai perdendo é a população mais pobre.  O projeto revitalitação do centro automaticamente abrange a região da cracolândia que há muitos temos assistido alguns movimentos para sua finalização.
O Ministério da Saúde (MS) propos algumas abordagens para os usuários de crack, culminando então com o lançamento da Campanha Nacional sobre o Crack cujo objetivo é alerter sobre os riscos e consequências causados pelo consumo da droga. O Slogon da campanha é -  NUNCA EXPERIMENTE O CRACK. ELE CAUSA DEPENDÊNCIA.
Mas afinal, sabemos que os usuários de crack são pessoas em situação de vulnerabilidade social ou seja, são na maioria homens, em situação de rua, desempregados e provenientes de familias desestruturadas.
As medida provenientes do Ministério da Saúde são;
  •   Dobrar os leitos de internação em hospitais gerais;
  •  Construção de 136novos CAPSad até o final de 2011;
  •  Transformação dos CAPSad em municipios de 250 mil habitantes em CAPSIII ou seja, onde os usuários poderão receber desintoxicação no período noturno;
  •  Implantação de 60 casas de Passagem, estruturas destinadas a abrigar usuários de álcool e drogas em situação de risco;
  • Permanecer com os consultórios de rua;
  •  70 pontos de Acolhimento a usuários de crack e outras drogas. Espaços abertos, em centros urbanos com mais de 400 mil habitantes, onde poderão se alimentar, tomar banho e descansar.
Revitalizar o centro, passa pelo processo de oferecer cidadania aos cidadãos brasileiros; vamos chamar para nós essa responsabilidade.

Nenhum comentário: