A atenção neste ano está sendo para as mulheres. O consumo de cigarros entre as mulheres tem aumentado.
Pesquisar este blog
24 maio 2010
23 maio 2010
CRACK no Brasil, ÁLCOOL no Mundo
A OMS no dia 21 de maio deste ano lançou a campanha REDUÇÃO DE DANOS com implantações de políticas publicas para enfrentar o problema do consumo do álcool.
O Brasil enfrenta problemas de ordem de países desenvolvidos como a larga escala dos consumidores de álcool principalmente os binger-drunks (bebedores de finais de semana) ocasionando grandes problemas principalmente de acidentes; e o de país em desenvolvimento onde o crack embora consumido em pequena escala nacional mata muito dos nossos homens em idade de produção.
Nosso desafio está em atender essa população sem discriminalizar o uso, trazendo a importância da inclusão social desses indivíduos. Nas próximas postagens irei abordar o tema - O CUIDAR com inclusão social.
Algumas opiniões
Algumas opiniões
22 maio 2010
Revitalizando a vida
A revitalização do Centro de São Paulo preve a transformação dos quase 25 quarteirões que abrangem a “Cracolândia” (próxima à Estação da Luz). Em torno da discussão temos - O que fazer com os miseráveis que ocupam os lugares que sobram das cidades?
A urbanização provoca mudanças no valor da terra, nos indivíduos e, sempre, quem sai perdendo é a população mais pobre. O projeto revitalitação do centro automaticamente abrange a região da cracolândia que há muitos temos assistido alguns movimentos para sua finalização.
O Ministério da Saúde (MS) propos algumas abordagens para os usuários de crack, culminando então com o lançamento da Campanha Nacional sobre o Crack cujo objetivo é alerter sobre os riscos e consequências causados pelo consumo da droga. O Slogon da campanha é - NUNCA EXPERIMENTE O CRACK. ELE CAUSA DEPENDÊNCIA.
Mas afinal, sabemos que os usuários de crack são pessoas em situação de vulnerabilidade social ou seja, são na maioria homens, em situação de rua, desempregados e provenientes de familias desestruturadas.
As medida provenientes do Ministério da Saúde são;
- Dobrar os leitos de internação em hospitais gerais;
- Construção de 136novos CAPSad até o final de 2011;
- Transformação dos CAPSad em municipios de 250 mil habitantes em CAPSIII ou seja, onde os usuários poderão receber desintoxicação no período noturno;
- Implantação de 60 casas de Passagem, estruturas destinadas a abrigar usuários de álcool e drogas em situação de risco;
- Permanecer com os consultórios de rua;
- 70 pontos de Acolhimento a usuários de crack e outras drogas. Espaços abertos, em centros urbanos com mais de 400 mil habitantes, onde poderão se alimentar, tomar banho e descansar.
Revitalizar o centro, passa pelo processo de oferecer cidadania aos cidadãos brasileiros; vamos chamar para nós essa responsabilidade.
19 maio 2010
Camille Claudel
LE VALSE
Morre, após trinta anos de internação, em 19 de outubro de 1943, aos 79 anos incompletos.O dever de cada cidadão e lutar pelo direito a cidadania.
10 maio 2010
07 maio 2010
Assinar:
Postagens (Atom)