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03 abril 2013

Educação sobre drogas: pesquisa-ação para desenvolvimento de programação midiática voltada a jovens


O projeto toma por objeto a educação sobre drogas veiculada aos jovens pela mídia.
Na sociedade contemporânea, os meios de comunicação alcançaram a função de praça pública por onde passam os debates das principais questões da sociedade. A cobertura midiática relacionada aos jovens e ao consumo de drogas está no centro das informações. O destaque fica por conta da alusão de que os jovens têm sido despertados para o consumo de drogas cada vez mais cedo, sendo a maior incidência e prevalência nas classes sociais “mais baixas” (AAP, 2010; Segal et al., 1983). 

Notadamente, há um desafio dos meios de comunicação para planejar as informações e as mensagens direcionadas aos jovens considerando-os como sujeitos ativos capazes de contribuir para a solução dos problemas sociais. Igual desafio está em considerar na elaboração das mensagens os diferentes contextos sociais que cercam os jovens de classes sociais diferentes. Os jovens estão cercados por diferentes realidades e as mensagens transmitidas não estão tomando por base suas diferentes experiências (Montaya; Trevino; Ataabadi, 1997; Fátima; Coelho; Lindner, 2009). Na maioria das vezes são mensagens universais que tomam o usuário de drogas como um ser caricato – carente, idiotizado, problemático – desqualificando-o (Soares C, 1997). 

Parte-se dos fundamentos teóricos do campo da Saúde Coletiva, elegendo-se a pedagogia histórico-crítica e a Educomunicação como bases para criar um método para o desenvolvimento de programas de rádio comunitária pautados na discussão sobre no consumo de drogas, o que constitui o objetivo geral desta pesquisa. A finalidade é incentivar a análise crítica da realidade, instrumentalizando os jovens a compreendê-la através de ferramentas culturais que os fortaleçam na busca por soluções para os problemas que enfrentam. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, a ser desenvolvida na modalidade pesquisa-ação. Os sujeitos serão jovens de 15 a 29 anos de duas escolas públicas da zona leste de São Paulo, capital. O processo de construção do programa será realizado através de oficinas, com a participação de jovens interessados, elemento fundamental da metodologia da pesquisa-ação. Utilizar-se-á também um questionário com perguntas abertas e fechadas para a caracterização social dos jovens envolvidos no processo. Os dados serão analisados tomando-se por referência as representações cotidianas.  Palavras-chave: educação em saúde,  pesquisa-ação, Juventude, Mídia, consumo de drogas, comunicação.

REFERÊNCIAS
American Academy of Pediatrics. Policy statement - alcohol use by youth and adolescents: a pediatric concern. Pediatrics, v. 125, n. 4, p. 1078-1087, 2010.
 SEGAL, M. et al. The 1990 prevention objectives for alcohol and drug misuse: progress report. Public Health Reports, v. 98, n. 5, p. 426-435, 1983.
 MONTAYA, I. D.; TREVINO, R. A.; ATAABADI, A. N. O impacto da mídia da campanha pública sobre os usuários de drogas. Mark Health Serv, v. 17, n. 4, p. 20-27, 1997.
FÁTIMA, B.; COELHO, E. B. S.; LINDNER, S. R. A promoção da saúde enquanto estratégia de prevenção ao uso das drogas. Ciênc. saúde coletiva, v. 14, n. 1, p. 267-273, 2009.
SOARES, C. B. Adolescentes drogas e AIDS: avaliando a prevenção e levantando necessidades. 1997. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo.

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