Pesquisar este blog

28 julho 2006

Methamphetamine

Introduzida, em 1930, como descongestionante nasal, tornou-se uma droga de abuso devido às suas propriedades euforizantes, assim como suas ações em diminuir o apetite, o sono e aumentar o desempenho físico e intelectual. Foi banida em vários países devido aos efeitos danosos que causa ao coração e sistema nervosos central (SNC), porém, no início dos anos 90, ela retornou aos EUA na sua forma mais poderosa de uso.
Passou a ser fumada, sendo denominada nessa nova forma "crank" "crystal" crystal meth", "ice" e "speed", proporcionando aos seus usuários efeitos psicoativos muito mais duradouros que os do crack/cocaína. É um poderoso estimulante do SNC.
As vias de administração podem ser oral, aspirada, injetada ou inalada (fumada). Logo após o seu uso, há um aumento do estado de alerta, da auto-estima, da euforia, da sexualidade, da energia e uma diminuição da fome, do cansaço e da necessidade de dormir. O ice (forma fumada) e a forma injetada produzem um efeito extremamente prazeroso (flash, rush) não alcançado pelas outras vias. Em longo prazo, surge dependência, tolerância aos efeitos euforizantes, além de problemas cardiovasculares, como taquicardia, aumento da pressão arterial, podendo ocasionar acidente vascular cerebral e infarto.


http://www.nida.nih.gov/DrugPages/Methamphetamine.html

Nenhum comentário: