Pesquisar este blog

06 setembro 2006

O que é um beber normal?

Inúmeros estudos já foram feitos tentando responder essa questão. Um conceito importante para entender é o de unidade de álcool. Uma unidade de álcool eqüivalem a 10-12 g de álcool puro.

CERVEJA
Uma lata de cerveja normalmente contém cerca de 350 ml, a concentração da maioria das cervejas nacionais é ao redor de 5%, portanto, teria 17 g de álcool, o que corresponderia a 1,5 unidades de álcool.

DESTILADOS
Uma dose de destilados (pinga, vodca, whisky) conteria cerca de 50 ml; como a concentração da pinga e ao redor de 50%, essa dose teria o equivalente a 2,5 unidades.

A partir desses valores, busca-se identificar quantas unidades de álcool por semana um adulto sadio poderia beber. A tabela abaixo mostra os diferentes níveis de risco para homens e mulheres.

Tabela 1 - Unidades de álcool e risco de saúde

Risco

Mulheres

Homens

Baixo

Menos do que 14 unidades por semana

Menos do que 21 unidades por semana

Moderado

15 a 35 unidades por semana

22 a 50 unidades por semana

Alto

Mais do que 36 unidades por semana

Mais do que 51 unidades por semana


As diferenças entre homens e mulheres são atribuídas a vários fatores. Em primeiro lugar, mulheres teriam maior proporção de gordura corpórea, o que faria com que o álcool atingisse maiores concentrações no sangue. Além disso mulheres absorvem maiores quantidades de álcool quando comparadas com os homens. O padrão de consumo dessas unidades de álcool deveriam ser bebidas ao longo da semana. Padrões de consumo onde por exemplo a pessoa ingere todas as unidade em um único dia acarretaria um dano físico muito maior.


Nenhum comentário: