Pesquisar este blog

30 março 2011

Método do AA

No mundo tem aumentado o consumo de drogas. Que tal unirmos forças para tratar desses problemas. Acesse o link e veja uma discussão que está ocorrendo atualmente na mídia a respeito do AA.
Críticas ao método do AA.

22 março 2011

Estigmatização do uso/usuário de álcool

O consumo do álcool é um problema mundial.  Em todo o mundo tem sido realizadas pesquisas com o objetivo de intervenção em saúde dos problemas provenientes desse consumo exarcebado do álcool. Trago abaixo uma pesquisa realizada em conjunto pelas Universidades - de Juiz de Fora e, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. No final da postagem você encontrará o artigo na integra.

Estigma - um sinal ou uma marca que designa o portador como "deteriorado" e, portanto, menos valorizado do que as pessoas "normais”.
Estigma social como uma marca física ou social de conotação negativa ou que leva o portador dessa "marca" a ser marginalizado ou excluído de algumas situações sociais.
O estigma também está relacionado ao preconceito, e a pessoa estigmatizada é quase sempre alvo de preconceito. Preconceito é amplamente definido como uma atitude negativa, relativamente inflexível, que predispõe a pessoa que apresenta o preconceito a determinados comportamentos ou profecias autorrealizadoras. Embora o estigma esteja amplamente relacionado com o preconceito, o primeiro conceito apresenta abrangência e amplitude conceituais maiores. O uso de álcool e outras drogas é uma das condições que mais apresentam uma conotação moralizante do mundo, sendo considerado principalmente um problema individual, em que o diagnóstico e o tratamento muitas vezes exacerbam os aspectos morais do uso.

O surgimento e manutenção do estigma
O processo de estigmatização possui um substrato sociocultural e é parte de atitudes a respeito do objeto estigmatizado. Por sua vez, as atitudes são formadas por uma organização duradoura de crenças e cognições, afetos positivos ou negativos diante de uma situação social.  As crenças atuam entre a percepção de um determinado objeto (grupo) e a representação do objeto em si, havendo uma situação social que influencia o significado e a reação a respeito dessa percepção, levando o indivíduo a ter uma tendência classificatória ou de rotulação sobre outras pessoas. O mecanismo de generalização, presente no processo de estigmatização e estereotipização, leva a reações automáticas, por questões de economia psíquica, quando a mera presença de uma característica facilmente discernível seria suficiente para desencadear um processo automático de estereotipia.  Na sociedade moderna, um dos principais meios de formação, manutenção e mudança de crenças e atitudes é a opinião pública. A imprensa, portanto, veio caracterizar-se definitivamente como principal agente da opinião, tendo seu alcance e seu poder de influência aumentados.

Outros conceitos relacionados ao estigma são o de marginalidade e desvio. O primeiro estaria relacionado ao pertencimento a um grupo social estatisticamente incomum sobre certo atributo. Já o desvio seria entendido como um comportamento ou condição que envolve um indesejável desvio da normalidade em relação a um padrão específico. Uma pessoa estigmatizada pode ser percebida como desviante ou marginalizada ante uma situação específica.

O estigma, associado ao "alcoólatra" ou "dependente de drogas", tem levado os sujeitos, a sociedade e até mesmo os profissionais de saúde a resistirem em aceitar ou utilizar o diagnóstico de forma inadequada. Numa sociedade em que o alcoolismo ou uso de drogas apresenta uma forte conotação moralizante, o estigma social se torna um grande problema para o usuário.
No saúde, a conotação moral envolvida em alguns processos de diagnóstico se torna um início do processo de estigmatização de algumas condições. O julgamento moral envolve a concepção de algo como "problema" indesejável de se lidar, sendo considerado negativo. Nesse processo, tanto o problema em si quanto o portador desse problema são generalizados como um problema indesejável, influenciando diretamente no planejamento, no acesso e na responsabilidade sobre o tratamento por parte do profissional de saúde. Uma das estratégias para a abordagem é o foco na mudança de posturas que levam à estigmatização do uso de álcool como forma de prevenir os danos associados no sentido de melhorar a eficácia e o acesso ao tratamento. Para tanto, é importante considerar que as políticas assistenciais e a formação dos profissionais de saúde devem enfocar a mudança de atitudes negativas no sentido de evitar a estigmatização e a diminuição da consequente injustiça social que os portadores de sofrimento mental sofrem. Os aspectos socioculturais envolvidos no uso de álcool e outras drogas são fundamentais para o entendimento de como os usuários são cuidados/excluídos pelos profissionais

19 março 2011

Brasil avançando no tratamento de álcool e drogas

O consumo de drogas é um problema social. As abordagens são diversas e abrangentes. Hoje no Brasil os Centro de Atenção Psicossocial são os locais designados para o tratamento do sujeito nas comunidades. Nestes centros atuam diversos profissionais, no entanto, eles estão sob o comando da Saúde Mental. Ressalto que embora faça parte da saúde mental, não é exclusivo a ela, pois o consumo de droga faz parte dos determinantes sociais da saúde coletiva.

A OMS tendo conhecimento da estensão que o CAPS tem alcançado na comunidade, convida o Brasil a integrar um grupo de país que se destacaram em saúde mental e orientará os demais países nessa caminhada.  Assim, o Brasil fará parte do Programa Mental Health Gap Action Programme (mhGAP.

17 março 2011

Diversidades e (Des) Igualdades

XI Congresso Luso Afro Brasileiro de Ciências Sociais, ocorrera na Universidade Federal da Bahia.
Acesse o site.

10 março 2011

Caminhadas pelo Brasil

Trabalhando na transformação social; acreditando na transformação pela educação - faço essas caminhadas:
Faculdade

01 março 2011

Uso da tecnologia nas escolas

Há um tempo atrás escrevi que havia feito um projeto para concorrer a um premio oferecido pelo Instituto Claro - Inovar na Comunidade. Fiz um projeto com o nome - Adolescentes construindo a prevenção de drogas na comunidade.  Ontem, foi o sorteio e o meu Projeto não foi o sorteado. Mas, acredito que poderiamos fazer o projeto por aqui. Caso alguns leitores estiverem interessados em Prevenção do Consumo de Drogas nas escolas e na comunidade; poderiamos começar o projeto.

O instituto claro ofereceu uma ótima cartilha para o uso das tecnologias nas escolas. Acesse http://www.institutoclaro.org.br/banco_arquivos/Cartilha.pdf  

Boa Leitura e se tiver interesse em começar o projeto de prevenção de drogas nas escolas... Deixe um recadinho ou envie um email para eoliv_br@hotmail.com