Pesquisar este blog

17 dezembro 2010

Quanto vale em ml um drink ou uma dose

UM DRINK ou UMA DOSE é igual

150 ml de vinho;

40 ml de whisky, vodka, pinga ou 1 coquetel;

350 ml de cerveja.


Quer saber se está passando do limite? Acesse aqui

15 dezembro 2010

LIMA BARRRETO

Viveu a maior parte da sua vida em contato com a psiquiatria e a doença mental, seja por causa de seu pai que sofria de quadro delirante, seja por seu histórico de dependência de álcool e internações psiquiátricas.  Em 1914, teve sua primeira internação permanecendo internado por 02 meses. Em 1916, com o mesmo problema, foi levado a Santa Casa de Ouro Fino.  Em 1919, novamente, internado no Hospital Psiquiátrico onde escreveu “O cemitério dos vivos”

O CEMITÉRIO DOS VIVOS
acesse o livro
Lima Barreto

1920

4 de Janeiro

O Pavilhão e a Pinel

"Estou no Hospício ou, melhor, em várias dependências dele, desde o dia 25 do mês passado. Estive no pavilhão de observações, que é a pior etapa de quem, como eu, entra para aqui pelas mãos da polícia. Tiram-nos a roupa que trazemos e dão-nos uma outra, só capaz de cobrir a nudez, e nem chinelos ou tamancos nos dão. Da outra vez que lá estive me deram essa peça do vestuário que me é hoje indispensável. Desta vez, não. O enfermeiro antigo era humano e bom; o atual é um português (o outro o era) arrogante, com uma fisionomia bragantina e presumida. Deram-me uma caneca de mate e, logo em seguida, ainda dia claro, atiraram-me sobre um colchão de capim com uma manta pobre, muito conhecida de toda a nossa pobreza e miséria."

Lima Barreto morreu em 1º de novembro de 1922, dois dias antes de seu pai, em decorrência de colapso cardíaco.



Maiores informações - Dissertação Sergio Rachman

De acordo com Sergio Rachman a obra de Lima Barreto, especialmente, O Cemitério dos Vivos, é uma fonte representativa para os que estudam história da psiquiatria brasileira do início do século XX e fornece diversos elementos, principalmente ligadas as ideologias críticas à psiquiatria.

Acrescento que, na dissertação de Sergio Rachman pode ser analisado o sofrimento pelo qual sofreu e sofre os que fazem uso indevido de álcool, e a luta pela abstinência total.  Assim, fica novamente a questão - a abstinência total responde a todos os que fazem uso indevido de álcool, ou podemos chamar alguns de refratários e, buscarmos alternativas de intervenções.

Saiba mais

14 dezembro 2010

Moderação

Não derrube seu copo

12 dezembro 2010

Redução de danos - Harm Reduction

Um estudo de mapeamento das instituições governamentais e não-governamentais de atenção às questões relacionadas ao consumo de álcool e outras drogas no Brasil de 2006/2007. Objetivou oferecer um panorama de onde e como funcionam as instituições de atenção às questões relacionadas ao consumo de álcool e outras drogas para a sociedade brasileira. Do total de 1.642 questionários validados, 574 instituições responderam que realizam atividades de Redução de Danos.

As atividades de Redução de Danos sociais e à saúde citadas pelas 574 foram: trabalho em campo, distribuição de material informativo, aconselhamento, encaminhamento para a testagem do HIV, encaminhamento para rede social e de saúde, grupos de discussão e orientação para os usuários do serviço, troca de seringas, distribuição de equipamentos para injeção e limpeza, distribuição de preservativos femininos, distribuição de preservativos masculinos, distribuição de cachimbos e piteiras para uso do crack ou merla, distribuição de água, banho, alimentação, atividades culturais, artísticas e recreativas, outras atividades.

Algumas instituições informaram que em RD estão inseridas ações de atendimento, orientação e acompanhamento com famílias, visitas domiciliares a usuários em situação de pré-internação; atividades preventivas como imunização contra Hepatite B, Febre Amarela, Tétano e Gripe; encaminhamentos para a rede de saúde para testagem do vírus das Hepatites B e C e Sífilis. Também informaram que realizam RD por meio de atividades religiosas incluindo evangelização, trabalhos espirituais e passes.

Maiores informações - click aqui.

06 dezembro 2010

Fernando Pessoa

"Tudo vem da sem-razão", diz-me na antologia Grega. E, na verdade, tudo vem da sem-razão. Fora da matemática, que não tem haver senão com números mortos e fórmulas vazias, e por isso pode ser perfeitamente lógica, a ciência não é senão um jogo de crianças no crepúsculo, um querer apanhar sombras de aves e passar sombras de ervas ao vento.

05 dezembro 2010

O craque crack

Tiro de meta. Os craques se posicionam. Terão o momento de glória. Defendem a área. Chegou. Viajam no prazer. As vozes incentivam a continuar. O crack causa diversos  transtornos. No craque não se pode confiar. Ele atinge suas metas rapidamente. Em frente ao GOL; o crack mata no peito o bola da vez.