Pesquisar este blog

28 junho 2009

Arte


ALCOOL E REDUÇÃO DE DANOS

“Deixar o mundo seguro para quem bebe”


A destruição causada pelo álcool em países em desenvolvimento ou em transição aumenta com o crescimento da economia sendo difícil de controlar a demanda e a oferta do álcool. Não podemos mais fechar os olhos para os problemas decorrentes do uso do álcool e deixar que as questões relacionadas ao uso de drogas ilícitas atraiam atenção maior. Os danos causados pelo álcool também merecem atenção. Desde agosto de 2000 vem se buscando elaborar o conceito ÁLCOOL E REDUÇÃO DE DANOS.

A definição operacional de redução de danos é características de realismo e pragmatismo. Tentativas para reduzir diretamente os problemas relacionados ao álcool sem necessariamente reduzir o consumo são complementares, e não concorrentes, das estratégias conhecidas de demanda e oferta. As estratégias de políticas ou intervenções de saúde pública que buscam aplicar os princípios de redução de danos; possui alguns elementos:

  • A estratégia de redução de danos é complementar às estratégias de controle da demanda e da oferta;
  • Seu foco é nas conseqüências e não nos comportamentos em si;
  • A estratégia é realista e reconhece que o consumo de álcool não será interrompido em muitas comunidades, e continuará a criar problemas para indivíduos e comunidades;
  • A estratégia de redução de danos não julga o consumo de álcool e sim a redução dos problemas advindos dele;
  • É uma estratégia pragmática – ela não busca políticas ou es¬tratégias que sejam inatingíveis ou que criem mais danos que benefícios.

    A estratégia de redução de danos reconhece os direitos humanos individuais – ela está calcada na aceitação da integridade e responsabi¬lidade individuais.

27 junho 2009

Cientista britânico afirma que extrato de maconha pode tratar diabetes



O cientista britânico Mike Cawthorne, responsável pelo desenvolvimento do Avandia, um dos medicamentos mais vendidos para a doença até 2007, afirma que extratos de maconha têm o potencial de servir de ingrediente para um fármaco contra o diabetes.O profissional declarou que há 60 ou 70 extratos provenientes da maconha, sendo que apenas um deles, o THC, tem as propriedades psicoativas tradicionalmente associadas à planta. Agora, os pesquisadores conduzirão estudos pré-clínicos para avaliar se esses extratos podem ser usados no tratamento do diabetes, e vão solicitar a licença para produzi-los caso haja sucesso. “Estudos com a Cannabis sativa (maconha) apontam que ela possui diversas ações terapêuticas, tais como: efeito analgésico, efeito antiemético, tratamento de desnutrição, entre outras. Porém, muito pesquisadores ressaltam que ela tem também efeitos indesejáveis, podendo assim prejudicar algumas pessoas”, explica a farmacêutica e tutora do Portal Educação, Jeana Mara Escher de Souza.Hoje, Cawthorne contribui com o laboratório GW Pharma, especializado em remédios à base de Cannabis sativa, em um novo setor dedicado a pesquisar tratamentos para diabetes, cujos medicamentos são produzidos a partir de plantas.
Fonte: Assessoria de Imprensa - Portal Educação

Drogas - um problema de saúde pública

As Nações Unidas clamam por uma maior atenção em relação ao uso abusivo de drogas como um problema de saúde, que pode ser prevenido, tratado e controlado



2009 - Este ano, o Dia Internacional contra o consumo excessivo de drogas está focado na necessidade de redução de danos e da vulnerabilidade das pessoas. O Secretário-Geral das Nações Unidas, Bank Ki-Moon, fez um chamado: "juntemos nossas forças para ajudar as pessoas que sofrem com a dependência química e para reduzir a quantidade de locais perigosos neste planeta nos quais as drogas são produzidas, traficadas e consumidas".

O ano de 2009 marca o centenário do primeiro esforço internacional para controlar as drogas, a reunião da Comissão do Ópio em Xangai, em 1909. De acordo com o Secretário-Geral, "as convenções das Nações Unidas têm ajudado a enfrentar o desafio do uso de drogas e a reduzir suas terríveis conseqüências para as pessoas, as famílias e as comunidades". Essa conclusão está baseada nos dados do Relatório Mundial sobre Drogas 2009, que mostra que os mercados globais de cocaína, opiáceos e maconha estão estáveis ou em declínio.

A cada ano, cerca de cinco milhões de pessoas morrem no mundo por causa do tabaco, dois milhões morrem por conta do álcool e 200 mil pessoas por drogas. "A comparação entre as drogas e as outras substâncias que causam dependência mostra claramente que o controle está funcionando", disse o Diretor Executivo do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC), Antonio Maria Costa.

24 junho 2009

O outro lado da alegria

O álcool é uma substância psicoativa socialmente aceita mais usada na maioria dos países, tanto para a celebração como para o sofrimento, pois libera as inibições. Mas há outro lado do uso de álcool. Ele é responsável por muitos danos nas esferas sociais e individuais.

Vamos reduzir!

Relatório Mundial sobre Drogas 2009

O Relatório Mundial sobre Drogas 2009, lançado hoje pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), mostra que o mercado global de cocaína, opiáceos (ópio, morfina e heroína) e de maconha está estável ou em declínio, enquanto a produção e o uso de drogas sintéticas estão em crescimento nos países em desenvolvimento.
"O Relatório Mundial sobre Drogas 2009 demonstra que as drogas são um problema que atinge a todos os países. Todos nós temos a responsabilidade de enfrentar o abuso de drogas na nossa sociedade. Internacionalmente, a administração Obama está comprometida em expandir iniciativas de redução de demanda a fim de garantir que todos aqueles que lutam para superar o vício tenham acesso a programas efetivos de tratamento, especialmente nos países em desenvolvimento. Estamos aprendendo muito sobre a doença da drogadição e sabemos que o tratamento funciona. Por meio de uma ação abrangente de aplicação da lei, de educação, de prevenção e de tratamento, teremos êxito em reduzir o uso de drogas ilegais e suas consequências devastadoras".

http://www.unodc.org/brazil/pt/ASCOM_20090624.html

23 junho 2009

Sancionada lei antifumo

A Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) aprovou o projeto de lei do governo que bane o tabagismo em quase todos os ambientes fechados no Estado; a lei entrara em vigor no início de Agosto. Nesta noite 23/06/2009 a Justiça de São Paulo concedeu uma liminar em favor da Abresi (Associação Brasileira de Gastronomia, Hospedagem e Turismo) derrubando parcialmente a lei antifumo no Estado de São Paulo.

De acordo com a Abresi, o juiz em sua decisão afirmou que "a lei estadual, ao proibir radicalmente e abruptamente, a existência de fumódromos, extrapola a limitação da competência legislativa concorrente prevista na Constituição Federal" e "viola o direito adquirido dos empresários que despenderam recursos na construção de tais recintos atendendo à lei federal".


Fonte - Folha Online

17 junho 2009

Top Blog

Fui indicada a participar do concurso TopBlog fiquei satisfeita porque as vezes penso que estou falando sozinha. Como sou insistente em alguns assuntos e principalmente por se tratar de um assunto delicado de álcool, tabaco e outras drogas continuei falando. Por surpresa minha parece que existem leituras. Embora eu já tenha sofrido algum problema por ter um blog desse tipo de assunto.
Agradeço a indicação.

13 junho 2009

Amadeo Clemente Modigliani


Pintor Italiano - 1884 - 1920
O hábito das bebidas e drogas trouxe-lhe problemas a saúde.

Amedeo Modigliani (1884-1920), nascido em Livorno, Itália, foi sem dúvida um dos grandes ícones das artes do século 20.A obra do toscano também dá conta do ambiente na Paris do início do século. Enquanto toda a Europa sofria as consequências da Primeira Guerra Mundial, reinava uma frenética vida noturna na Cidade Luz. O café La Rotonde atraía numerosos expoentes das artes plásticas, como Pablo Picasso, o russo Chaim Soutine, o muralista mexicano Diego Rivera e o próprio Modigliani.


A dramática vida e morte de Amedeo Clemente Modigliani parece uma novela. Proveniente de uma família judaica culta da Toscana, ele emigrou para Paris em 1906, onde se converteu no arquétipo do artista boêmio.



Adorava as mulheres e deixou-se consumir pelo excesso de álcool e drogas, falecendo em consequência de uma tuberculose. No dia seguinte, sua amante Jeanne Hébuterne, grávida de nove meses, suicidou-se, atirando-se por uma janela.