Pesquisar este blog

30 julho 2006

Projeto Rondom

Sandra e seus alunos outra vez no Projeto Rondom


29 julho 2006

Vamos criar um Consenso Mundial sobre o alcoolismo?

Em Abril passado a Organização Mundial da Saúde (OMS) reuniu um grupo de especialista em Genebra para discutir formas que possa garantir a implementação de uma política mundial sobre o ÁLCOOL. O Prof. Dr. Ronaldo Laranjeira foi escolhido como o representante da América Latina. Ele convida todos os colegas que represente qualquer organização relacionada ao tema, para uma reunião no dia 6 de SETEMBRO de 2006, das 13 às 18 hs na cidade de Santos. A idéia é fazer com o álcool algo semelhante do que foi feito com o FUMO, ou seja, a criação de um consenso mundial sobre as melhores e mais efetivas políticas que visem diminuir o custo social do ÁLCOOL. Foi criada nessa reunião da OMS uma organização que vai organizar mundialmente todas as ONGs que queiram participar desse processo.

Venda de medicamentos nos supermecados

Uma proposta de vender medicamentos nos supermecados que não necessitam de prescrição médica foi sugerido na Itália pelo Ministro da Saúde - Decreto Birmane. Está decisão levou a diversas posições favorável e contra dos cidadões italianos. Os farmacêuticos resolveram então protestar fechando as portas das farmácias abrindo somente aquelas de plantão; o que causou preocupação ao então Ministro da Saúde devido ao Direito a vida e a Saúde da população o que é previsto na Constituição. Os medicamentos previstos para a venda nos supermercados são antiinflamatórios, analgésicos, antiácidos, antiulcera, antihistaminico.
Sou totalmente a favor dessa decisão, pois muitos supermercados ficam apertos 24 horas o que nem sempre ocorrem com as farmácias, além de que quase sempre os medicamentos que estão sugerindo de haver nos supermercados diz respeito àqueles de emergências que sempre telefonamos à farmácia para trazer até nossa residência.

Você leitor e contra ou a favor dessa decisão?

28 julho 2006

Methamphetamine

Introduzida, em 1930, como descongestionante nasal, tornou-se uma droga de abuso devido às suas propriedades euforizantes, assim como suas ações em diminuir o apetite, o sono e aumentar o desempenho físico e intelectual. Foi banida em vários países devido aos efeitos danosos que causa ao coração e sistema nervosos central (SNC), porém, no início dos anos 90, ela retornou aos EUA na sua forma mais poderosa de uso.
Passou a ser fumada, sendo denominada nessa nova forma "crank" "crystal" crystal meth", "ice" e "speed", proporcionando aos seus usuários efeitos psicoativos muito mais duradouros que os do crack/cocaína. É um poderoso estimulante do SNC.
As vias de administração podem ser oral, aspirada, injetada ou inalada (fumada). Logo após o seu uso, há um aumento do estado de alerta, da auto-estima, da euforia, da sexualidade, da energia e uma diminuição da fome, do cansaço e da necessidade de dormir. O ice (forma fumada) e a forma injetada produzem um efeito extremamente prazeroso (flash, rush) não alcançado pelas outras vias. Em longo prazo, surge dependência, tolerância aos efeitos euforizantes, além de problemas cardiovasculares, como taquicardia, aumento da pressão arterial, podendo ocasionar acidente vascular cerebral e infarto.


http://www.nida.nih.gov/DrugPages/Methamphetamine.html

27 julho 2006

Tossicodependenti in carceri

Carceri, sono 61 mila i detenutie 45 mila gli agenti penitenziari

Alta la percentuale degli stranieri, che rappresentano un terzo delle persone in prigione, ma anche quella dei tossicodipendenti che sono 16.135 (a fine 2005). Nel caso dei tossicodipendenti non si può trascurare la percentuale di sieropositivi, che richiede strutture sanitarie e cure appropriate, che raggiunge il 2,6%.

http://www.repubblica.it/2006/07/sezioni/politica/indulto2/scheda-carceri-antigone/scheda-carceri-antigone.html

26 julho 2006

Fotos



Oficina de arte

Macrame - nos feito a mão

Mural do ambiente terapêutico

25 julho 2006

Afixação de Pôster

8º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva 11º Congresso Mundial de Saúde Pública

Trabalho intitulado Redução de Danos e Alcoolismo em formato pôster no 8º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva e 11º Congresso Mundial de Saúde Pública, a ser realizado entre 21 e 25 de agosto de 2006, no Centro de Convenções do Rio de Janeiro - Riocentro.

23 julho 2006

LEVANTAMENTO DO ABSENTEÍSMO

CAPS adII período 21/04/2006 a 20/05/2006

A aderência ao tratamento dos usuários de álcool e outras drogas sempre foi um problema o que não poderia ser diferente no CAPS adII . Na tabela I temos o número de inscritos nos grupos no período de abril a maio de 2006. Alguns desses grupos são abertos outros são fechados. Os grupos fechados são os de Educação e Saúde e Oficinas Terapêuticas. Os grupos abertos são os de Orientação de Medicamentos e Motivação. O grupo de Motivação é realizado em quatro encontros sendo que os usuários que perder um encontro poderão fazê-lo em qualquer outro momento. Mesmo com toda essa flexibilidade percebemos que os usuários não finalizam seus grupos


Tabela I - Número de inscritos por grupos no período de 21/04/2006 a 20/05/2006

Enfermeiro

Usuários Agendados (Por semana)

Grupo / Oficina / Individual

24/abr

1/mai

8/mai

15/mai

Gr orientação medicação

13

17

17

17

Gr Educação em saúde

17

13

13

14

Gr Motivação

11

***

20

20

Atendimentos individuais

3

3

3

3


Na tabela II temos o número de usuários faltosos nos grupos no período de 21/04/2006 a 20/05/2006. Foi considerado como falta somente quando o usuário compareceu pelo menos uma vez. Se levarmos em consideração todos os que estavam inscritos e não compareceram nenhuma vez, o número será muito maior.


Tabella II - Número de usuários faltosos por grupos no período de 21/04/2006 a 20/05/2006

Usuários Faltosos (Por semana)

24/abr

1/mai

8/mai

15/mai

9

9

13

14

9

4

6

12

10

***

7

10

1

1

0

0


Quando os usuários não comparecem nos agendamentos sempre procuramos entrar em contato. Geralmente suas respostas são do tipo: eu tinha uma consulta médica agendada, não havia dinheiro para condução, perdi a hora, ou no máximo alguns dizem – "eu estava intoxicado e não pude comparecer".

20 julho 2006

Anvisa cria Disque-Intoxicação

A população e os profissionais de saúde contam agora com um 0800 para tirar dúvidas e fazer denúncias relacionadas a intoxicações. A Anvisa criou o Disque-Intoxicação, que atende pelo número 0800-722-6001. A ligação é gratuita e o usuário é atendido por uma das 36 unidades da Rede Nacional de Centros de Informação e Assistência Toxicológica (Renaciat).

13 julho 2006

Frase do dia


Ser louco é ser Normal
Estou conseguindo sorrir sem a droga

10 julho 2006

Tabagismo

Relatório do Surgeon General dos EUA destaca as conseqüências da exposição involutária ao tabaco - 6 Principais conclusões do Relatório do Surgeon General - Department of Health and Human Services dos EUA

Fumar é a maior causa isolada evitável de adoecimento e mortes. Nesse relatório As conseqüências para a saúde da exposição Involuntária à Fumaça do Tabaco o Surgeon General dos EUA concluiu que:

1. Milhões de norteamericanos, tanto crianças como adultos, ainda estão expostos à fumaça ambiental do tabaco em seus lares e locais de trabalho apesar do substancial progresso no controle do tabagismo.
Evidências que dão sustentação:
  • Os níveis de uma substância química denominada cotinina, um biomarcador da exposição à fumaça ambiental do tabaco, reduziram-se em 70% entre 1989-91 e 2001-02. Em inquéritos nacionais, 43% dos não fumantes norteamericanos ainda apresentam níveis detectáveis de cotinina. Quase 60% das crianças norteamericanas entre 3 e 11 anos de idade — ou quase 22 milhões de crianças — estão expostas à fumaça ambiental do tabaco.
  • Cerca de 30 % das pessoas que trabalham em ambientes fechados nos EUA não são protegidas por políticas de promoção de ambientes livres de fumaça do tabaco.
2. A exposição à fumaça ambiental de tabaco causa doenças e mortes prematuras entre crianças e adultos que não fumam.
Evidências que dão sustentação:
  • A fumaça ambiental do tabaco contém centenas de substâncias químicas conhecidas como tóxicas e carcinogênicas (causadoras de câncer), incluindo o formaldeído (formol), o benzeno, o cloreto de vinil, o arsênico, a amônia, e cianido de hidrogênio.
  • A fumaça ambiental do tabaco foi reconhecida como um carcinógeno humano conhecido (capaz de causar câncer em humanos) pela Agência de Proteção Ambiental dos EUA (U.S. Environmental Protection Agency), pelo Programa Nacional de Toxicologia (National Toxicology Program) e pela Agência Internacional para Pesquisa sobre Câncer (International Agency for Research on Cancer - IARC). O National Institute for Occupational Safety and Health (Instituto Nacional de Segurança e Saúde Ocupacional) concluiu que a fumaça ambiental do tabaco é um carcinógeno ocupacional.
3. Crianças expostas à fumaça ambiental do tabaco estão sob um maior risco pela síndrome da morte súbita infantil, infecções respiratórias agudas, problemas de ouvido, e asma de maior gravidade. O tabagismo dos pais causa sintomas respiratórios e reduz o desenvolvimento do pulmão de seus filhos.
Evidências que dão sustentação:

  • Crianças expostas à fumaça ambiental do tabaco inalam muitas das mesmas substâncias tóxicas e cancerígenas inaladas pelos fumantes. Uma vez que seus corpos estão em desenvolvimento , bebês e crianças pequenas são especialmente vulneráveis aos venenos da fumaça ambiental do tabaco.
  • Tanto os bebês de mães que fumam na gravidez como os bebês que são expostos à fumaça ambiental do tabaco depois do nascimento têm uma maior probabilidade de morrerem da síndrome da morte súbita infantil do que bebês que não são expostos à fumaça de cigarro.
  • Bebês cujas mães fumaram durante a gravidez ou que são expostos à fumaça ambiental de tabaco depois do nascimento têm pulmões mais fracos, o que aumenta o risco de muitos problemas de saúde.
  • A exposição de bebês e crianças à fumaça ambiental de tabaco causa bronquite e pneumonia e aumenta o risco de infecções de ouvido
  • A exposição à fumaça ambiental de tabaco pode levar crianças que já têm asma a terem crises mais freqüentes e mais severas.
4. A exposição de adultos à fumaça ambiental de tabaco tem efeitos adversos imediatos sobre o sistema cardiovascular e causa doença coronariana e câncer de pulmão .
Evidências que dão sustentação:

  • Muitas das substâncias tóxicas e cancerígenas estão em concentração mais elevada na fumaça ambiental do tabaco do que na fumaça inalada pelo fumante.
  • Respirar fumaça ambiental do tabaco, mesmo por um período curto de tempo, pode causar efeitos adversos imediatos sobre o sistema cardiovascular e interferir no funcionamento normal do coração, do sangue e do sistema vascular, de tal forma que aumenta o risco de infarto do coração.
  • Não fumantes expostos à fumaça ambiental de tabaco em casa ou no trabalho tem um risco 25 a 30% maior de vir a ter doença do coração.
  • Não fumantes expostos à fumaça ambiental de tabaco em casa ou no trabalho têm um risco 20 a 30% maior de vir a ter câncer de pulmão.
5. As evidências científicas indicam que não existe nível seguro para a exposição à fumaça ambiental do tabaco.
Evidências que dão sustentação:

  • Pequenas exposições à fumaça ambiental do tabaco pode causar uma maior agregação das plaquetas sanguíneas, dano na camada interna dos vasos sanguíneos, diminuição na velocidade do fluxo coronariano, e reduzir a variabilidade dos batimentos cardíacos, aumentando potencialmente o risco de um ataque cardíaco.
  • A fumaça ambiental do tabaco contém muitas substâncias químicas que podem irritar e lesar de imediato a mucosa das vias aéreas. Mesmo exposições curtas podem causar alterações nas vias aéreas superiores em pessoas saudáveis e a crises de asma com maior freqüência e maior gravidade em crianças que já têm asma.
6.A eliminação do tabagismo em espaços internos protege completamente os não fumantes da fumaça ambiental do tabaco. Separar fumantes de não fumantes, limpeza do ar, e ventilação de prédios não é suficiente para eliminar a exposição de não fumantes à fumaça ambiental de tabaco.
Evidências que dão sustentação:

  • Os sistemas convencionais de limpeza de ar podem remover partículas grandes, mas não removem partículas menores e os gases encontrados na fumaça ambiental do tabaco.
  • As operações de rotina de aquecimento, ventilação, e de sistemas de ar condicionado podem disseminar a fumaça ambiental de tabaco através de um prédio.
  • A Sociedade Americana de Engenheiros de Aquecimento, Refrigeração e Ar condicionado (American Society of Heating, Refrigerating and Air-Conditioning Engineers - ASHRAE), o mais importante organismo norteamericano relacionado às questões de ventilação, concluiu que o controle dos riscos para a saúde decorrente da exposição a fumaça ambiental de tabaco não pode ser confiado à tecnologia de ventilação.
O relatório foi escrito por 22 especialistas norteamericanos que foram selecionados como autores principais.
http://www.surgeongeneral.gov/library/secondhandsmoke/factsheets/factsheet6.html

03 julho 2006

Arte e reabilitação

Oficina Terapêutica de Arte





As oficinas terapêuticas tem o objetivo de reabilitação psicossocial empregando o fazer artístico como elemento favorecedor à busca da saúde física e mental.

As oficinas de artes são desenvolvidas com objetivo de mostrar uma nova forma de expressão e comunicação possibilitando aos participantes entrar em contato com as várias formas de expressão plástica a partir da sua percepção de mundo, explorando outras formas de linguagem.

A orientadora buscou um planejamento específico aos dependentes de alcool e outras drogas no sentido de favorecer a expressão dos sujeitos a partir da sua percepção do mundo por meio da arte.


Os pontos específicos abordados compreenderam:

  • percepção das dimensões físicas do papel para a criação;
  • percepção das dimensões do próprio corpo retratado graficamente;
  • percepção do corpo no meio familiar e ambiente da casa;
  • percepção do corpo no espaço mais amplo tais como: a rua e a cidade.

02 julho 2006

Curiosidades


Henri de Toulouse-Lautrec
morto em 1901 por problemas decorrentes do alcoolismo